Abdominoplastia

É a cirurgia plástica do abdômen , indicada para os casos quando há excesso de pele e de gordura na região abdominal, ou quando há flacidez da parede abdominal (musculatura e aponeurose), geralmente após a gravidez ou emagrecimento acentuado. 01.Qual o tipo de cicatriz que é feito para realizar esta cirurgia? A cicatriz localiza-se logo abaixo da última prega de pele do abdômen, perto dos pêlos pubianos, estendendo-se para os dois lados até a projeção do osso da pelve (crista ilíaca); nas mulheres que já têm a cicatriz da cesária em posição horizontal, seria um prolongamento lateral até a projeção óssea. Na maioria dos casos faz-se uma cicatriz na parte de dentro do umbigo.

02.Qual o tipo de anestesia necessária? Geralmente usa-se a anestesia peridural (na coluna), ou anestesia geral?

03.Quanto tempo de internação e de recuperação será necessário? O tempo de internação em média é de 24hs, entra no hospital no dia da cirurgia e tem alta no dia seguinte. Nos primeiros 15 dias após a cirurgia necessita-se de um repouso relativo, não podendo fazer grandes caminhadas, subir escadas, carregar peso, fazer serviços domésticos, pegar crianças no colo, dirigir automóveis, etc; após este período e até completar 2 meses já pode fazer as coisas citadas acima com moderação; após completar 2 meses já pode fazer inclusive ginástica.

04.Será necessário o uso de drenos? Sim, por um período de 5 a 7 dias.

05.Qual a indicação para esta cirurgia e o que mudará em meu corpo? Para as mulheres ou homens com excesso de pele no abdômen. Não tem bom resultado quando a paciente está muito acima do peso considerado ideal para a estatura. A cirurgia corrige o excesso de pele, de gordura localizada, diminui a cintura e a flacidez da musculatura da parede abdominal.

06.A cicatriz ficará muito visível? Inicialmente a cicatriz fica avermelhada (até 6 meses), depois de coloração vinhosa (1 ano), e após este período adquire a cor normal da pele. Devido ao fato da cicatriz estar localizada em um sulco natural do corpo na porção inferior do abdômen, ela fica pouco perceptível e pode ser facilmente escondida por um biquini, maiô ou roupa íntima. Não é recomendável tomar sol na cicatriz durante esta fase de maturação da mesma.

07.Há riscos para a realização da cirurgia? Se a paciente estiver em boas condições de saúde, se não tiver nenhum antecedente clínico ou cirúrgico que contra-indique a cirurgia, se os exames pré-operatórios estiverem normais, os riscos são mínimos, não maiores do risco de se atravessar uma rua ou de andar de avião ou de carro, etc. Lembre-se que a cirurgia será realizada em ambiente hospitalar, com monitorização contínua da freqüência cardíaca, pressão e oxigenação sangüínea, sob acompanhamento constante de um anestesista.

08.Poderei engravidar após a cirurgia? Não tem nenhuma contra-indicação, a não ser do fato de perder um pouco do resultado estético, principalmente se engordar muito ou se for uma gravidez gemelar.

09.Será necessário o uso de cintas ou malhas compressivas? Sim, por um período de 40 dias após a cirurgia.

A) Orientações pré-operatórias:

1.permanecer em jejum absoluto a partir das 22:00hs da noite anterior à cirurgia. 2.comunicar-se com seu médico se início de quadro gripal ou outras doenças 48hs antes da cirurgia.  3.evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas na véspera. 4.evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer de eventualmente esteja fazendo uso por um período de 15 dias antes da cirurgia. Isto inclui também os diuréticos, exceto em caso de hipertensos. 5.programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares de modo a não se tornar indispensável a terceiros por um período aproximadamente de 15 dias. 6.levar os exames pré-operatórios ao hospital.

B) Orientações pós-operatórias: 1. evite esforços nos primeiros 60 dias. 2. evite molhar o curativo até que seja orientado a fazê-lo.  3. não se exponha ao sol ou friagem até Segunda ordem. 4. siga rigorosamente as prescrições médicas. 5. alimentação normal (salvo casos específicos que receberão a devida orientação). 6. volte ao consultório para curativos e controles pós-operatórios nos dias e horários estipulados. 7. não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases de sua evolução pós-operatória, tire conosco suas eventuais dúvidas.