Lipoaspiração

01.O que é a lipoaspiração? É um processo pelo qual se aspira o conteúdo gorduroso localizado entre a pele e a musculatura através de cânulas de diferentes calibres, sendo estas cânulas acopladas a um sistema de sucção (aspirador ou seringa).

02.Quais regiões do corpo podem ser lipoaspiradas? De uma maneira geral quase todas as regiões do corpo, as mais freqüentes são: abdômen, flancos (pneus), culotes, face interna das coxas, joelhos, dorso, submento (papada), algumas áreas da face.

03.Quanto de volume de gordura pode ser lipoaspirado? A classificação quanto ao volume é a seguinte: a) Pequena: em torno de 500 ml b) Média: entre 1000 a 1500 ml c) Grande: entre 2000 a 3000 ml Obs- acima de 3000 ml já é considerado um procedimento de maior risco , indicado apenas em casos selecionados.

04.Quais são as indicações para a lipoaspiração? Principalmente para as retirada de gordura localizada, respeitando-se os limites citados acima, não serve para fins de emagrecimento nem para tratamento de celulite, a não ser para a correção das retrações do grau 4. Regiões com flacidez de pele severa somente com a lipoaspiração não se consegue resolver o problema, devemos fazer a retirada da pele excedente através de incisões.

05.Qual o tipo de anestesia usada para a cirurgia? Depende da região a ser lipoaspirada e do volume; anestesia local para os casos menores e peridural (punção na coluna) para os casos maiores, podendo sempre associar a sedação; a anestesia geral também pode ser usada em alguns casos, principalmente quando a lipoaspiração é associada a outras cirurgias como: mamoplastia, abdominoplastia.

06.Quanto tempo ficarei internado? Interna-se no dia da cirurgia e tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte.

07.Quanto tempo terei que ficar em repouso, afastada do trabalho? Em torno de 7 a 10 dias, podendo retornar ao trabalho após este período; após 2 meses já pode fazer inclusive ginástica.

08.Ficarei roxa ou inchada? Por quanto tempo? Sim. O roxo permanece até + ou – 15 dias. O inchaço mais intenso desaparece até o final do primeiro mês, o restante desaparece após 4 ou 6 meses.

09.Terei que usar alguma malha compressiva? Por quanto tempo? Sim, o uso de malhas para fazer a compressão das regiões lipoaspiradas está indicado até completar um período de 45 dias.

10.A cirurgia deixa cicatrizes? Mínimas, de 3 a 5 mm, somente para a introdução das cânulas; os pontos são retirados após 7 dias. As cicatrizes ficam localizadas nos sulcos e/ou dobras da pele, tornando-se, com o passar do tempo, praticamente imperceptíveis.

11.Posso tomar sol após a cirurgia? Por quanto tempo? Não, deve-se esperar no mínimo 4 meses para voltar a tomar sol, até que as ecmoses (roxo) e o inchaço desapareçam totalmente. Há o risco de aparecimento de manchas na pele se tomar sol neste período, principalmente enquanto permanecerem as ecmoses.

12.Se eu engordar ou engravidar eu perco o resultado estético da cirurgia? Não totalmente; com a cirurgia retira-se uma grande quantidade de células que tem a capacidade de acumular a gordura , mas não todas, você terá a capacidade de engordar na região lipoaspirada, mas nunca da mesma forma, criando a gordura localizada.

Obs-este questionário destina-se a esclarecer a maioria das dúvidas que surgem no período pós-operatório , caso permaneça alguma não deixe de perguntar para seu médico.